teste

Ikutsu Ka No Monogatari: Resenha - It’s Kind Of A Funny Story

Páginas

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Resenha - It’s Kind Of A Funny Story



Uma  péssima representação de problemas psicológicos.

Hoje em dia, existem uma representação maior de personagens com problemas psicológicos na cultura pop, porém, It’s Kind Of A Funny Story não é um modelo a ser dado de exemplo.

Você sendo ou não uma pessoa que passa por esse tipo de problema, busca em personagens algum tipo de relação ou até conforto sabendo que é possível coexistir com a doença.

E os primeiros capítulos do livro entregam isso, Craig, um jovem que sofre com esses problemas e toda a mensagem fala diretamente com pessoas que sofrem do mesmo mal e pessoas que não, mas querem entender como funciona a mente de pessoas com depressão. E os problemas/relacionamento com os amigos são até interessantes para um livro teen. Mas a boa escrita acaba aí.

Quando Craig da entrada no hospital psiquiátrico, somos apresentados aos novos personagens, que não adicionam em nada na história, o autor pegou esteriótipos de pessoas com problemas psicológicos e não se esforçou para fazer qualquer tipo de desenvolvimento, os personagens são rasos e definidos por um traço de personalidade apenas, o jogador de baralho, a transsexual, o companheiro de quarto, a menina que ele gosta e por aí vai. A falta de profundidade também se aplica para os amigos de Craig. Aaron que varia entre ser o melhor amigo e o pior inimigo quando é conveniente para a narrativa. Nia, a garota que Craig é apaixonado, só serve para ser a pessoa que negou seu amor, depois vem ser a que vai ama-lo e tudo está dando certo e termina a história sendo a pessoa ruim no relacionamento.

A questão psicológica é tratada de maneira horrível, muitas decisões são baseadas em “isso me deixa feliz, então vou continuar fazendo, assim não terei mais depressão” o que apoia o péssimo argumento de “como assim você têm depressão? É só ser feliz.” No próprio livro é falado que ele não está curado, porém ele está fazendo algo que ele gosta então aquilo é o suficiente.

O autor também se perde na narrativa, quando temos mais detalhes em cenas de sexo do que no estado psicológico do personagem, isso é um claro indício de algo está errado.

It’s Kinda Of A Funny Story começa bem, mas segue ladeira abaixo com o passar dos capítulos, é um ótimo livro se você procura ler sobre jovens que só pensam em sexo, mas se você procura uma boa representação de problemas psicológicos, sugiro que procure outro livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário